Um de drogas foi desarticu laboratóriolado em Feira de Santana, na Bahia, com apreensão de cerca de 20 quilos de pasta base de cocaína em um imóvel da cidade, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão no local. A ação fez parte da 10ª Fase da operação Unum Corpus, que foi realizada em 409 cidades da Bahia e prendeu 150 pessoas – nenhum deles no laboratório em Feira, onde nenhum responsável foi localizado.
Em coletiva nesta terça-feira (31), a Polícia Civil apresentou o balanço dessa nova fase da operação. Entre os presos, estão 19 autores de crimes contra a vida, 30 por tráfico de drogas, 13 de violência doméstica, nove de estupro, 12 de crimes contra o patrimônio, entre outros.
Além disso, a ação apreendeu 34 armas de fogo, cumprindo 266 mandados de busca e apreensão. Cinco veículos foram apreendidos.
A delegada-geral da Polícia Civil na Bahia, Heloísa de Brito frisou a importância do procedimento das operações que pretendem não somente apreender as drogas e armas, como bloquear os recursos dos envolvidos com as organizações criminosas.
“A Polícia Civil vem instaurando nos últimos anos diversos núcleos de inteligência no interior do estado e fomentado essa questão de apreensão de capitais, por que nós entendemos que temos que trabalhar nas duas vertentes: fazendo a prisão dos indivíduos que estão em campo delinquindo e também os que estão financiando, ou seja, deixando essas organizações criminosas sem recursos para que elas não possam repor esse armamento e as drogas apreendidas”, afirma.
De acordo com a delegada, as operações no interior do estado, como a apreensão em Santo Estevão, marcam a ação da Polícia Civil para conter o avanço no tráfico nessas regiões. “Ações como essas visam exatamente trazer a tranquilidade ao interior do estado, mostrando que a Polícia Civil tem agido não só na capital, mas também no interior, onde já nos trazem notícias que essas organizações vêm tentando se estabelecer.
Um exemplo claro é o que a gente teve agora próximo de Feira de Santana com a apreensão de uma prensa e mais de 20kg de pasta base de cocaína, o que por baixo, nos dá algo em torno de um milhão de reais de prejuízo para essa organização criminosa” declarou Heloisa.
Operação Unum Corpus
Nas nove fases da Operação Unum Corpus, realizadas desde 2021, já foram presos 1.170 acusados de diversos crimes, cumpridos 1.445 mandados de busca e apreensão e apreendidas mais de 490 quilos de drogas e 227 armas de fogo. Sessenta e três veículos com restrição de roubo ou utilizados em crimes também foram apreendidos.
“O foco da nossa operação tem sido em crimes contra a vida e ao tráfico de drogas, porque a gente não consegue pensar em crimes contra a vida sem pensar no tráfico. E nessa 10ª fase, estamos vivendo uma situação diferente das demais: tem mais pessoas presas pela prática do tráfico de drogas do que pela prática do crime contra a vida. Na verdade, como são dois crimes que estão ligados, um depende do outro, um influencia o outro, mostra que a ação da Polícia Civil é correta pois se a gente não combate o tráfico, a gente não consegue diminuir a incidência de crimes contra a vida” disse Rogéria Araújo, delegada do Departamento de Polícia do Interior (Depin), que define a operação Unum Corpus como bem sucedida.
Sobre a atuação da operação em outras cidades do estado, a delegada comentou: “Meu papel como diretora e integrante desta instituição é ter um olhar para qualquer canto do estado da Bahia. Agora é claro que Feira de Santana, como a coincidência é muito grande, recomenda-se uma atenção maior para as equipes que lá estão. Juazeiro também está tendo um bom resultado, nós estamos também com bom resultado nas áreas de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Santa Maria da Vitória com prisões e apreensões de armas. Então tem sido importante por todo território do estado baiano.”