Vereador Silvio Dias critica disseminação de fake news sobre supostos toques de recolher em Feira de Santana

O vereador Silvio Dias repudiou, em entrevista ao Jornal Folha do Estado, a onda de fake news que circulou em Feira de Santana nos últimos dias, provocando medo entre cidadãos e levando ao fechamento de comércios em algumas regiões da cidade. As mensagens, amplamente compartilhadas em grupos de WhatsApp e perfis no Instagram, mencionavam supostos toques de recolher impostos por facções criminosas, informações que, segundo o parlamentar, não correspondem à realidade.

“A pergunta que fica é:A quem interessa estabelecer um clima de terror na cidade? Clima esse que na realidade não existe na prática. As pessoas foram trabalhar normalmente, continuam fazendo suas atividades físicas, de lazer. Ontem, como sempre, a Avenida Fraga Maia lotadas, tanto de pessoas se exercitando, como pessoas nos bares, restaurantes, lanchonetes…Ficam disseminando que há toque de recolher, quando na verdade não há”, rebate.

Silvio Dias relatou ter percorrido diversos bairros de Feira de Santana, segundo ele, o que encontrou foram problemas estruturais, como falta de iluminação pública, mato e sujeira, mas nenhum indício de ações criminosas organizadas que justificassem o pânico criado nas redes.

Ontem nós ouvimos falar que o bairro da Queimadinha tinha toque de recolher, o Santo Antônio dos Prazeres, a Conceição também tinha. Fui a praticamente todos esses locais, vi um local extremamente vulnerável, sem iluminação, cheio de mato. Depois me desloquei para o Alto do Rosário onde me encontrei com Padre Jorge, avaliando locais lá onde se pretende estabelecer uma igreja católica. Estive na Conder, depois segui para o bairro Santo Antônio dos Prazeres e nos condomínios Aeroporto I e II tive reuniões. O que temos lá são problemas relativos à sujeira, a mato, com iluminação pública deficitária. De lá ainda fui ao Parque Getúlio Vargas e na Rocinha. Então, observamos que não há, na prática essa história de mandar fechar comércios, a polícia continua fazendo seu trabalho de forma bastante competente. Aqui em Feira de Santana não tem local onde a polícia não vá”.

O vereador destacou ainda o trabalho das forças de segurança: Polícia Civil, Militar, Rodoviária, Federal e Guarda Municipal que, segundo ele, têm atuado de forma integrada e eficiente.

“A população precisa trabalhar, ir para a escola, fazer suas atividades diárias, ir para sua academia. Aqui na Câmara de Vereadores, inclusive, foi falado que era para encerrar a sessão mais cedo que haveria toque de recolher na cidade. Mas isso é mentira! Quem trabalhou ontem à noite e transitou pela cidade viu que não havia toque de recolher. Ressaltando também que as polícias Civil e Militar, guarda municipal e rodoviária e federal, não iriam permitir uma situação dessa”, diz.

Silvio Dias reforçou o apelo para que a população evite contribuir com a propagação de notícias falsas que prejudicam o cotidiano da cidade.

“Pode sim ter situações isoladas, de alguém falar algo, mas muitas vezes nem parte daqueles que querem estabelecer o crime na cidade. O que acontece é que um ou outro fala e replica e, na tentativa de espalhar pânico. À medida que se espalha, o boato vira verdade e a gente precisa demonstrar que a segurança pública na cidade continua sendo feita de forma eficiente”.

Foto: Amaury Jr.