A luta das mulheres com fibromialgia por dignidade e respeito deu um passo importante em Feira de Santana. Após diálogo direto do vereador Pedro Américo (Cidadania) com o prefeito José Ronaldo e o procurador-geral do município, Guga Leal, ficou definido que a lei que garante gratuidade no transporte público para pessoas com fibromialgia e anemia falciforme será devidamente cumprida.
A partir de agora, os passes livres serão emitidos pelo Via Feira, garantindo o direito de ir e vir a quem convive diariamente com dores crônicas e desafios físicos impostos por essas condições de saúde. A medida representa uma vitória significativa para dezenas de pessoas que há meses cobravam o cumprimento da lei já em vigor.
O vereador Pedro Américo, autor da lei que garante o passe livre, e que vem acompanhando de perto as demandas das pessoas com fibromialgia e anemia falciforme, comemorou a conquista e destacou a força da mobilização popular.
“Essa é uma vitória da resistência. São mulheres que, mesmo enfrentando dores constantes, não deixaram de lutar por um direito básico. Fizeram uma manifestação pacífica, democrática e respeitosa. Agradeço ao prefeito José Ronaldo e ao procurador Guga Leal por ouvirem essa causa e garantirem o cumprimento da lei. A política que escuta é a que transforma”, afirmou o vereador.
Com o compromisso firmado pela gestão municipal, espera-se que o processo de emissão dos passes seja ágil, respeitoso e sensível à realidade de quem tanto já enfrenta.
A mobilização continua, mas hoje é dia de reconhecer que a escuta e o diálogo são caminhos reais para mudar vidas.
Foto/Texto: Adriele Mercês