O Vitória não teve qualidade para superar o Fortaleza na Arena Castelão (CE) e foi derrotado por 3 x 1 nesta quarta-feira (17). Breno Lopes e Pochetino colocaram o Leão do Pici em vantagem logo no primeiro tempo e, na volta do intervalo, Tinga fez mais um. No fim, Zé Hugo marcou para a equipe baiana, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão.
Mesmo com o resultado negativo, o Vitória não saiu do lugar – continua na 16º posição com 15 pontos. Porém, o Corinthians, em 17º lugar com a mesma pontuação, encostou e pode ultrapassar o Rubro-Negro já na próxima jornada.
No domingo (21), o Vitória encara o Grêmio no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS). A bola rola às 11h, pela 18ª rodada da Série A.
O JOGO
Primeiro tempo
Não foi um jogo tão vistoso, mas a superioridade técnica do Fortaleza “falou mais alto”. Nos primeiros 10 minutos, o Vitória se comportou bem e deu indícios de que faria uma partida equilibrada. Porém, o Leão do Pici tomou logo as rédeas, abriu o placar com gol de falta de Breno Lopes e ampliou com Pochettino. Apático e sem qualidade para construir jogadas de perigo, a melhor chance rubro-negra foi só aos 41 minutos, em chute cruzado de Janderson. Fim da primeira etapa com os mandantes na frente.
VAR em ação! Aos oito minutos, Tinga chutou da meia-lua, a bola esbarrou em Wagner Leonardo e o juiz marcou pênalti alegando toque no braço. Porém, após revisão no árbitro de vídeo, a penalidade foi anulada, pois o defensor estava com a mão próxima ao corpo.
Gol do Fortaleza! Aos 24, Breno Lopes cobrou falta no lado esquerdo, a defesa não conseguiu cortar e a bola balançou as redes da Arena Castelão.
Segundo do Tricolor cearense! Aos 38 minutos, Breno Lopes recebeu belo lançamento de Matheus Rosseto nas costas da defesa, invadiu a área e bateu cruzado, mas a bola carimbou na trave. Na volta, ele mesmo fez o cruzamento na cabeça de Pochettino, que aumentou a vantagem.
Quase! Aos 41, Janderson partiu em velocidade pela direita e finalizou rasteiro, porém, João Ricardo espalmou para longe o perigo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, os times trocaram de lado, mas o Vitória não mudou a postura. O Rubro-Negro seguiu falhando defensivamente e foi punido logo aos nove minutos com mais um gol do Fortaleza. A partida seguiu com a equipe baiana tentando mudar o placar – Zé Hugo foi o jogador mais incisivo e foi recompensado com um gol. O Vitória esbarrou na falta de criatividade para criar oportunidades de qualidade e saiu da Arena Castelão com a derrota e sem marcar nenhum gol.
Gol do Fortaleza! Aos nove minutos, em jogada ensaiada, Felipe Jonatan desviou para a pequena área e Tinga, livre, testou para o fundo das redes. Terceiro do Leão cearense.
Gol do Vitória! Nos acréscimos, PK avançou pela esquerda e cruzou na área. Sozinho, Zé Hugo completou para a meta.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 3 x 1 Vitória
Série A – 17ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 17/07/2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Luis Carlos de França Costa (RN)
Quarto árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Breno Lopes, Pochettino e Tinga (Fortaleza) / Zé Hugo (Vitória)
Cartões amarelos: Hércules, Emanuel Brítez, Lucero e Titi (Fortaleza) / Luan Santos, Janderson e Daniel Júnior (Vitória)
Fortaleza: João Ricardo; Tinga ©, Emanuel Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Matheus Rosseto (Pedro Augusto), Hércules (Lucas Sasha) e Pochettino (Kervin); Yago Pikachu (Marinho), Breno Lopes (Machuca) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo © e Lucas Esteves (PK); Willian Oliveira, Luan Santos (Léo Naldi) e Jean Mota (Daniel Júnior); Everaldo (Osvaldo), Janderson e Alerrandro (Zé Hugo). Técnico: Thiago Carpini