Ivete completa 52 anos nesta segunda-feira (27); conheça história e carreira da artista

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady está completando 52 anos de idade nesta segunda-feira (27). Cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora, atriz e diretora artística. Das cinco décadas de vida, 30 anos, é de carreira. Veveta ganhou por cinco vezes o Grammy Latino, dentre eles, Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional em 2005. Reconhecida entre artistas veteranos e atuais da música, ais, Veveta é, talvez, a única brasileira detentora de feats com a maioria de personalidades do passado e atuais. 

Ivete iniciou carreira musical aos 18 anos, cantando em barzinho, em Salvador, e realizou algumas apresentações no interior da Bahia. A carreira da artista começou a deslanchar quando foi convidada para abrir um show de Geraldo Azevedo, no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto. 

Em 1993, a voz do hit “Macetando” conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva, que a convidou para ser calista do grupo, que ainda estava em formação. Veveta topou o desafio, e em 23 de junho, fez a primeira apresentação oficial no comando da banda, no Bahia Othon Palace Hotel. 

O primeiro álbum lançado, “Banda Eva”, vendeu mais de 100 mil cópias. Em seguida, foi lançado o disco “Pra Abalar”, que detém canções de sucessos que não saíram do repertório da baiana até os dias de hoje, como Flora, Alô Paixão, Sedução e Pra Abalar. 

Veveta deixou a banda oficialmente em 1999, passando os vocais para Emanuelle Araújo, com um legado repleto de hits carnavalesco, que também, são mantidos em suas apresentações, Beleza Rara, Levada Louca, Arerê, Pegue Aí, entre outros. 

A carreira solo da mamãe de Marcelo, e das gêmeas Marina e Helena também começou em 1999, com o lançamento de “Ivete Sangalo”, produto com mistura de ritmos, entre axé, forró e reggae romântico. Material rendeu mais de 300 mil cópias vendidas e um disco de platina, no mesmo ano. 

A artista teve músicas emplacadas em novelas e até mesmo na Copa do Mundo, quando o brasil foi campeão. Dentre os maiores sucessos de toda sua carreira se destacam “Sorte Grande”, mais conhecida como “poeira”. 

Em 2007 Veveta invadia o Maracanã em cima de uma moto para fazer história. O trabalho audiovisual vendeu um milhão de cópias e ganhou o prêmio Multishow de melhor CD e show do ano. 

Grávida do seu primogênito, Ivete lançava, em 2009, o seu décimo álbum gravado em estúdio “Pode Entrar”, que também foi lançado em DVD. O trabalho recebeu sete indicações ao Grammy Latino, no mesmo ano. 

Em 2012 a artista entregou ao mundo o CD “Real Fantasia”, que levou disco de platina com a participação de Shakira na música “Dançando.” A artista não perdeu muito tempo e em 2013 surgiu com o álbum “Tempo de Alegria”, que ganhou versão ao vivo em 2014 e tomou conto do Carnaval no período. Com o mesmo álbum, a artista lotou a Arena Fonte Nova, em Salvador, com a gravação de seus 20 anos de carreira. 

Com passagens em eventos internacionais, como Rock In Rio em Las Vegas, no comando de programas, como o mais atual “The Masked Singer Brasil”, inúmeros comerciais de televisão, o que já te rendeu o rosto famoso com mais publicidade, Ivete se torna uma artista icônica e detentora de feitos inéditos, sendo pioneira em vários. 

Neste ano, Veveta celebra 30 anos de carreira, e para a ocasião, ela lançou “EP Reivete-se”, o que seria de sua também turnê de comemoração, que passaria por 30 arenas do Brasil, no período de junho a maio de 2025, o que, no entanto, por hora, não será possível devido a problemas com a produtora que estava responsável pelo projeto.  

Vida pessoal 

Atualmente, Veveta é mãe de três filhos, fruto de seu casamento com o nutricionista Daniel Cady. A baiana tem como braço direito dois nomes, Dito, seu melhor amigo, e sua irmã, Chyntia Sangalo, eles estão presentes tanto nas decisões mais importantes para carreira, quanto pessoalmente, Ivete não abre mão de declarar para eles sempre que possível.  

Foto: Jorge Jesus/bahia.ba