SUS inicia projeto com canetas emagrecedoras para avaliar eficiência no tratamento

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (26) que o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou um projeto-piloto para avaliar o uso da semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic, no tratamento da obesidade. 

O tratamento inicialmente ocorrerá no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul. Nesta etapa inicial, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças participarão da pesquisa, e ao longo de dois anos os participantes serão acompanhados por uma equipe especializada.

Essa iniciativa marca a primeira experiência do medicamento em um estudo conduzido pela rede pública e servirão de base para estudos técnicos futuros e caso seja comprovado benefícios clínicos e viabilidade econômica pode ser implementado no Brasil. Entre os indicadores analisados estão a perda de peso, a evolução clínica e os impactos na qualidade de vida dos pacientes.

Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil