A comunicação via WhatsApp vem ganhando destaque, tendo em vista que o app é o preferido dos brasileiros quando estes precisam falar com uma empresa, segundo uma pesquisa inédita encomendada pela DialMyApp e realizada por Mobile Time e Opinion Box.
Além da negociação de valores pendentes de quitação, o chatbot da empresa agiliza a oferta de diferentes serviços, como segunda via de boletos, recebimento de carta de quitação, visualização dos acordos ativos e até a confirmação de pagamento.
“O uso de chatbot dentro do WhatsApp tem sido importante para garantir uma maior velocidade no processo de renegociação de dívidas. Outro ponto importante de ressaltar é que o canal oferece total segurança das informações compartilhadas, pois permite que os clientes confirmem a autenticidade da dívida e emitam boletos para pagamento sem riscos de fraudes e golpes”, afirma Camila Poltronieri Flaquer, Head de Cobrança Digital da Recovery.
Em 2023, mais de 3.1 milhões de clientes da empresa recorreram ao atendimento via WhatsApp para quitar pelo menos uma dívida, o que representou 150 mil acordos fechados e mais de 120 mil boletos emitidos por esse canal de atendimento.
Já no primeiro quadrimestre de 2024, a solução através de atendimento automatizado contribuiu com a comunicação da Recovery, de acordo com Flaquer. Sendo assim, a empresa se comunicou com mais de 451 mil consumidores endividados. Destes, 20 mil realizaram acordos de quitação e receberam seus respectivos boletos para pagamentos no próprio app.