O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (18) com o presidente russo Vladimir Putin, durante a ligação os dois lideres discutiram uma proposta para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo matéria da Folha de São Paulo, o Palácio do Planalto detalha que Lula e Putin abordaram ainda o plano conjunto de Brasil e China para encerrar o conflito, que tem como um dos pontos principais a realização de uma conferência internacional com a participação de Rússia e Ucrânia, atuando de forma igualitária, além da realização da cúpula do Brics, em outubro.
O evento será sediado em Kazan, na Rússia e marcará o primeiro encontro entre os dois lideres desde o início do terceiro mandato de Lula. Segundo nota do Planalto, Vladimir Putin manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais, que vem atingindo várias regiões do país há algumas semanas.
“Os dois presidentes conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula dos Brics, mês que vem, em Kazan, e as relações bilaterais entre os dois países”.“Também falaram sobre a proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia” afirma o texto.
Lula vem sendo criticado internacionalmente por não adotar uma postura mais firme de condenação da hostilidade russa, que deu início à guerra invadindo o território ucraniano. O brasileiro, no entanto, vem resistindo à pressão e defende que a solução para o conflito passe por uma negociação entre os dois lados.