Após a data Fifa, o Vitória recebe a visita do Red Bull Bragantino no próximo dia 19, em Salvador, pela 30ª rodada do Brasileirão. Concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento, o adversário do Leão vive jejum de 11 jogos sem vencer fora de casa, sendo sete derrotas e quatro empates. O Massa Bruta ganhou apenas uma partida em 15 compromissos longe dos seus domínios.
De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Massa Bruta tem a 18ª pior campanha como visitante, com apenas 20% aproveitamento dos pontos. Nos 15 jogos, o time paulista ganhou um, empatou seis e perdeu oito. A única vitória foi no dia 1º de junho, quando bateu o Grêmio por 2 a 0, no Couto Pereira, pela sétima rodada.
O desempenho ruim fora de campo se reflete também na campanha global do Massa Bruta no Brasileirão. O time paulista tem o pior rendimento desde o retorno à Série A com 39% de aproveitamento em 29 jogos. A marca supera as campanhas de 2020 e 2022 quando obteve 40,2% na mesma quantidade de jogos. Em 2021, a equipe conseguiu 52,8%, enquanto a melhor versão foi em 2023 com 57,9%.
O Red Bull Bragantino é o 13º colocado na tabela de classificação com 34 pontos, cinco a mais do que o Vitória, que abre a zona de rebaixamento em 17º lugar. O embate entre os dois times está marcado para começar às 16h, no Barradão.