Mais de 60 mil pessoas estão sem água nas cidades de Anguera, Serra Preta e Ipecaetá, além de Jaguara e Bonfim de Feira, distritos de Feira de Santana. Conforme a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o desabastecimento ocorre devido ao furto de um equipamento na madrugada desta quarta-feira (9).
As cidades têm mais de 10 mil habitantes cada, conforme o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira as populações:
Anguera – 11.031 habitantes
Serra Preta – 17.996 habitantes
Ipecaetá – 13.709 habitantes
Os demais vivem nos distritos de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
De acordo com a empresa, um transformador de grande porte foi furtado na Estação Elevatória de Água de Cavunge. A Embasa não deu detalhes sobre o crime, mas afirmou que acionou a polícia para a investigar o caso.
Falta de chuva há mais de 100 dias causa baixa dos reservatórios de água em cidades do interior da Bahia
Ainda conforme foi informado pela companhia, técnicos trabalham na reposição do equipamento e a previsão é que o serviço seja finalizado no final da noite desta quarta. O abastecimento de água vai retornar de forma gradativa e deve ser totalmente concluído em um prazo de até 48 horas.
Enquanto o serviço não é retomado, a Embasa recomenda que os moradores usem a água disponível nos reservatórios domiciliares, de forma econômica.