Com datas, locais e seleção de artistas já definidos, o Recôncavo Afro Festival (RAF) – evento multilinguagem que vai percorrer cidades do Recôncavo Baiano e a capital entre novembro e dezembro de 2024 – promove no dia 16 de outubro (quarta-feira) um coquetel de lançamento exclusivo para imprensa, representantes públicos e classe artística local. O evento acontecerá a partir das 15h, no Restaurante A Baiana, em Cachoeira/BA.
Na ocasião, será detalhada a programação do RAF, que estreia no dia 20 de novembro, em Cachoeira, e seguirá por São Félix (21 a 24/11), Maragogipe (28 a 30/11), Santo Amaro (05 a 07/12), e Salvador (12 a 15/12). Na presença de membros da Odé Produções e Ayabá Produtora, entidades idealizadoras do Festival, serão divulgadas ainda as atrações aprovadas na chamada pública encerrada em setembro, materiais institucionais e rodada de perguntas. Os convidados também poderão provar da culinária local.
Com mais de 40 artistas e grupos selecionados, o Recôncavo Afro Festival será dividido nas categorias: Artes Visuais, Artes Cênicas (Dança), Audiovisual e Música Instrumental. A seleção atendeu uma série de pré-requisitos, entre elas ser natural ou residente do recôncavo, e foi feita através de uma curadoria especializada formada pelo coordenador Marvin Pereira e os curadores Vinicius Freitas (Música Instrumental); Samir Suzart (Artes Cênicas – Dança); Everlane Moraes (Audiovisual); e Shai Andrade (Artes Visuais). O resultado final foi divulgado no dia 1º de outubro e está disponível no site https://www.reconcavoafrofestival.com/inscricoes.
O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. Para mais informações, acesse o site oficial do festival: https://www.reconcavoafrofestival.com ou a página no Instagram @reconcavoafrofestival.