Após a goleada convincente sobre a Coreia do Sul, a Seleção Brasileira tem mais um compromisso pela frente na reta final de 2025. O time comandado por Carlo Ancelotti enfrenta o Japão, nesta terça-feira (14), às 7h30 (horário de Brasília), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. O amistoso faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026 e deve trazer mudanças importantes na formação titular.
A tendência é de que o técnico italiano promova uma série de alterações, testando novas peças e dando oportunidade a atletas que ainda não atuaram sob seu comando.
Entre as novidades, a principal deve ser a estreia do goleiro Hugo Souza, do Corinthians, que surge como titular após três convocações seguidas.
Já Lucas Paquetá pode reforçar o meio-campo, formando um trio ao lado de Casemiro e Bruno Guimarães, em substituição ao esquema mais ofensivo utilizado contra os sul-coreanos, quando o Brasil atuou com quatro atacantes.
Mesmo com as mudanças, o jogo representa mais um passo na formação da base que deve ser levada ao Mundial.
Nomes importantes, como Alisson, Marquinhos e Raphinha, seguem fora por lesão, mas Ancelotti busca manter o padrão de jogo e a intensidade mostrada na última partida.
O duelo diante dos japoneses será o antepenúltimo compromisso da Seleção em 2025. No mês de novembro, o Brasil encerra o ano com dois amistosos contra seleções africanas, antes do início da preparação definitiva para o Mundial.
Onde assistir a Japão x Brasil?
O amistoso entre Japão e Brasil terá transmissão ao vivo da TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e GE TV (YouTube).
Retrospecto
O histórico é amplamente favorável à Seleção Brasileira. Em 13 confrontos, o Brasil soma 11 vitórias e dois empates, com 35 gols marcados e apenas cinco sofridos.
O último encontro foi em 2022, também em Tóquio, e terminou com triunfo por 1 a 0 — gol de Neymar.
As equipes já se enfrentaram em Copas do Mundo, Copas das Confederações e diversos amistosos, mas os japoneses nunca venceram o Brasil.
FICHA TÉCNICA
Japão x Brasil
Amistoso Internacional
Local: Ajinomoto Stadium, em Tóquio (Japão)
Data: Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Horário: 7h30 (de Brasília)
Árbitro: Jong Hyeok Kim (KOR)
Assistentes: Kyunyong Park (KOR) e Jongpil Jang (KOR)
Transmissão: Globo, SporTV e GE TV
Japão: Zion Suzuki; Seko, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Ito, Sano, Tanaka e Nakamura; Minamino, Doan e Ogawa. Técnico: Hajime Moriyasu
Brasil: Hugo Souza; Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Matheus Cunha e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.










