Baianão série B 2024 já tem o primeiro finalista: Colo Colo de Ilhéus

Dizem que Feira de Santana é a encruzilhada do mundo e, seja verdade ou um exagero, quiseram as divindades do futebol que a Princesa do sertão tenha se tornado nesse fim de semana a capital da modalidade no estado. Isso porque os dois jogos das semifinais da série B do campeonato baiano 2024 acontecerão no Estádio Alberto Oliveira, carinhosamente chamado de Jóia da Princesa. Hoje, um clássico entre dois times da região sul do estado, Grapiúna e Colo Colo de Ilhéus, define o primeiro time que acessa a elite do futebol baiano 2025 e, amanhã, o Fluminense enfrentará o Porto buscando a outra vaga disponível.

A principal semelhança entre os times mandantes desta rodada, Grapiúna e Fluminense, é que ambos estão em busca de reverter o resultado negativo do jogo anterior, e a diferença mais notável entre eles está fora de campo: a presença da torcida. É de causar estranhamento ver o Jóia da Princesa quase vazio, como visto nesta tarde ensolarada de sábado. Além de profissionais da Comunicação e demais outros que atuam durante os jogos e são indispensáveis para a realização dos mesmos, somente alguns familiares de jogadores do Grapiúna e do Colo Colo – que também contou com a animação de alguns integrantes de uma torcida uniformizada.

Houve reclamação relativa ao preço do ingresso [R$40 inteira], por parte de algumas pessoas que apreciam futebol na cidade e gostariam de assistir ao jogo no Estádio. Importante destacar que o Grapiúna escolheu jogar no Jóia da Princesa, conforme disse em entrevista o treinador Ronaille Calheira, “pela qualidade do gramado, que oferece melhores condições ao tipo de jogo que o time se propõe a fazer”. Sem dúvida, esse gramado é bastante conhecido por alguns de seus atletas como o goleiro Shreck, Jucimar e Paulinho – jogadores com passagem pelo Fluminense de Feira.
O Colo Colo veio com a vantagem de jogar pelo empate, já que venceu o jogo de ida, enquanto o Grapiúna buscava ao menos 1 gol de diferença no placar para que a decisão fosse levada aos pênaltis. Mas, apesar da vantagem relativa, o técnico Paulo Sales revelou que seu time tinha “vindo pra jogar futebol”. Na primeira etapa, os times não apresentaram grandes jogadas que oferecessem chances de abrir o placar. Na segunda etapa, o Grapiúna ameaçou a meta do Tigre do sul com perigo efetivo somente aos 3 minutos, mas o lance foi invalidado por impedimento. Durante boa parte do segundo Tempo o Grapiúna teve maior posse de bola, mas não conseguiu infiltrar a base imposta pelo adversário. Quase no fim da partida, após erro de saída de Shrek, o Colo Colo teve a chance de marcar, mas o goleiro adversário fez uma importante defesa.

Ao final da partida, apesar do empate sem gols, o Colo Colo assegurou seu acesso à série A do futebol baiano em 2025, além de se classificar para a final da série B 2024, e aguarda a definição do jogo de amanhã para conhecer seu adversário. A expectativa é que o cenário seja bem diferente, ao menos, no que diz respeito à presença de torcidas: espera-se que a massa tricolor invada o Jóia da Princesa e empurre o Touro do sertão no jogo mais importante da temporada. 

Você que quer se informar com maiores detalhes sobre o segundo jogo da semifinal, entre Fluminense de Feira e Porto, acesse o Canal do Programa 100 impedimentos no Youtube e confira todas as informações.

Texto: Paloma Santana

Foto: Rafael Falcão