O comércio do centro de Feira de Santana permanecerá fechado no próximo sábado, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. A decisão foi confirmada pelo presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS), Marco Silva, que explicou os detalhes da convenção coletiva.
“Este é um feriado nacional, e, conforme nossa convenção coletiva, o comércio varejista do centro da cidade não está autorizado a funcionar”, afirmou. Ele explicou que, embora supermercados e postos de combustíveis possam operar, já que estão sob a tutela de outros sindicatos, a regra é clara para o comércio tradicional do centro de Feira.
Marco Silva também destacou que, nas áreas fora do centro, como bairros e shoppings, o funcionamento no feriado está liberado.
“Bairros e shopping centers estão autorizados ao funcionamento pleno no dia 7 de setembro, e esperamos que seja uma boa data de vendas, já que estamos no início da temporada de verão, período em que as novas coleções de moda são lançadas”, comentou.
Marco Silva garantiu que os trabalhadores que atuarem no feriado terão seus direitos assegurados.
“O trabalhador que trabalhar no feriado de 7 de setembro tem direito a uma remuneração indenizatória ou uma folga compensatória, que pode ser combinada com o empresário. Ninguém é prejudicado”, afirmou.